Miyamoto Musashi
Miyamoto Musashi foi um espadachim e ronin, por vezes identificado como um samurai, nascido onde hoje é o Japão moderno, criador do estilo de luta com duas espadas chamado Niten Ichi Ryu.
Era do clã Tokugawa (1603-1868) Miyamoto Musashi (1584-1645) foi um dos heróis nacionais do Japão. Vivendo num período histórico de transição, em que os tradicionais métodos dos samurais eram aos poucos substituídos por armas de fogo (ainda primitivas), ele simbolizou o auge do bushido (caminho do guerreiro), no qual um homem com uma espada na mão representava o máximo da realização individual.
Vários espadachins percorriam o país, alguns simplesmente procurando um adversário famoso como forma de promoção, outros realmente buscando aperfeiçoar sua técnica. Musashi era um destes aventureiros.
O mais épico e importante Duelo da vida de Musashi foi realizado em 1612 contra Sasaki Kojirō, travado numa pequena ilha. Na ocasião Musashi reconheceu que Sasaki dominava sua técnica, e que teria de adotar uma nova para poder derrotá-lo. Há relatos de que ele entalhou um bastão de madeira (Bokken) a partir de um remo quebrado do barco que usara para chegar à ilha. Tudo isso aconteceu enquanto Sasaki o esperava impacientemente. Ao terminar seu bastão, o duelo pode finalmente começar. Logo Sasaki Kojirō saltou em direção a Musashi e quase lhe atinge o pescoço, porém Musashi esquivando-se com um salto, acertou-lhe violento golpe com o bastão que partiu o crânio de Sasaki Kojirō, matando-o ali mesmo.
Em 1645, no décimo segundo dia do quinto mês (data japonesa), sentindo a aproximação da morte, Musashi liberou-se de suas posses materiais após entregar a cópia manuscrita do Livro dos Cinco Anéis a seu discípulo mais próximo, o irmão mais novo de Terao Magonojô. Nesse mesmo dia, Musashi escreveu o manuscrito Dokkōdō, o Caminho do Andarilho Solitário, em que descreve 21 princípios de vida. Ele faleceu em Kumamoto por volta do dia dezenove do quinto mês, segundo o calendário japonês da época
Comentários
Postar um comentário